A segurança do sistema operacional é baseada em dois princípios:
* O sistema operacional permite o acesso a uma série de recursos, direta ou indiretamente, tais como arquivos em um disco local, chamadas de sistema privilegiado, informações pessoais sobre usuários, e os serviços oferecidos pelos programas em execução no sistema.
* O sistema operacional é capaz de distinguir entre alguns solicitantes desses recursos que estão autorizados – ou permitidos – para acessar o recurso, e outros que não sejam autorizados – ou proibidos. Enquanto alguns sistemas podem simplesmente distinguir entre privilegiados e não privilegiados, os sistemas têm geralmente uma forma de identidade solicitante como um nome de usuário.
Além de permitir / negar em seu modelo de segurança, um sistema operacional com um nível elevado de segurança também oferece opções de auditoria. Estas medidas permitirão rastreamento de pedidos de acesso a recursos como “quem tem de ler este arquivo?”
* Segurança Interna – um programa já em execução. Em alguns sistemas, um programa uma vez que está funcionando, não há limitações. No entanto, mais comumente, o programa tem uma identidade que se mantém e é utilizado para verificar todos os seus pedidos de recursos.
Muitas vezes um nome de usuário deve ser citado e cada usuário pode ter uma senha. Outros métodos de autenticação, como cartões magnéticos ou de dados biométricos poderão ser utilizados. Em alguns casos, especialmente com as conexões de uma rede, os recursos podem ser acessados sem autenticação.
0 comentários:
Postar um comentário