Introdução
Se você nunca ouviu falar do VoIP, prepare-se para mudar sua maneira de pensar sobre ligações de longa distância. VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método para pegar sinais de áudio analógicos, como aqueles que você ouve quando fala ao telefone, e transformá-los em dados digitais
que podem ser transmitidos pela internet.
Como isso é útil? O VoIP pode transformar uma conexão de internet em uma maneira de fazer ligações telefônicas gratuitamente. A conclusão prática disso é que usando algum dos softwares VoIP gratuitos que estão disponíveis para fazer ligações pela internet, você está dispensando os serviços da companhia telefônica (e suas tarifas).
O VoIP é uma tecnologia revolucionária que tem o potencial de reformular completamente os sistemas telefônicos mundiais. Existem mais de 10 operadoras de VoIP que podem ser usadas no Brasil (Vono, Skype, Vox2go, MundiBrasil, Nikotel, Via Voice, Clubefone, Primeira Escolha, UOL e Conexion). Algumas oferecem planos de minutos, mas a maioria trabalha com sistema de créditos: você paga adiantado um valor à operadora, que fica contabilizado como crédito. À medida que você faz ligações, os créditos são debitados são debitados da sua conta. Nos Estados Unidos, existem planos onde é possível fazer ligações VoIP à vontade, pagando apenas uma mensalidade fixa.
Acima de tudo, o VoIP é basicamente uma "reinvenção da roda" inteligente. Neste artigo, veremos os princípios do VoIP, suas aplicações e o potencial desta tecnologia emergente, que um dia provavelmente vai substituir o sistema telefônico tradicional completamente.
O interessante do VoIP é que não há apenas uma maneira de fazer uma ligação. Existem 3 "sabores" diferentes de serviços VoIP sendo usados hoje:
* ATA - a maneira mais simples e comum é pelo uso de um dispositivo chamado ATA (adaptador telefônico analógico). O ATA permite que você conecte um telefone comum ao seu computador ou sua conexão de internet para usar com VoIP. O ATA é um conversor analógico-digital. Pega o sinal analógico de seu telefone e converte em dados digitais para transmissão pela internet. Alguns provedores estão distribuindo ATAs gratuitamente com seus serviços. Você simplesmente tira o ATA da caixa, conecta o fio do seu telefone (que normalmente é conectado na tomada da parede) no ATA, e está pronto para fazer ligações VoIP. Alguns ATAs podem ter software adicional, que é instalado no computador e o configura automaticamente.
* Telefones IP - estes telefones específicos parecem um telefone comum com monofone, gancho e teclas. Mas ao invés de ter os conectores telefônicos padrão RJ-11, telefones IP têm conectores RJ-45 Ethernet. Os telefones IP conectam-se diretamente em seu roteador e contêm todo o hardware e software integrado para fazer uma ligação IP. Em breve, telefones IP Wi-Fi (Wireless Fidelity) estarão disponíveis, permitindo que os assinantes possam fazer ligações VoIP de qualquer ponto ativo Wi-Fi (tipo de redes locais sem fio).
* Computador para computador - esta é certamente a maneira mais fácil de usar o VoIP. Você não precisa pagar nem pelas ligações de longa distância. Existem várias empresas oferecendo software grátis ou de baixo custo para serem usados neste tipo de VoIP. Tudo que você precisa é o software, um microfone, alto-falantes, uma placa de som e uma conexão com a internet, preferencialmente uma conexão rápida a cabo ou com modem DSL. Além de sua mensalidade normal do provedor de internet, normalmente não há custos para ligações de computador para computador, não importa a distância.
Se você está interessado em usar o VoIP, deve procurar algum dos softwares VoIP disponíveis na internet. Provavelmente vai levar de 3 a 5 minutos para baixar e instalar. Peça para um amigo baixar o programa também, e você pode começar a experimentar o VoIP para ver como funciona. Um bom lugar para procurar é http://www.skype.com.
Mas há grandes chances de você já estar fazendo ligações VoIP toda vez que faz uma ligação de longa distância. As companhias telefônicas usam o VoIP para organizar suas redes. Direcionando milhares de ligações através de um circuito comutador e uma porta de comunicação IP, eles podem reduzir a largura da banda que usam a longo prazo. Assim que a ligação é recebida no outro lado da chamada, é descomprimida, reagrupada e direcionada a um comutador de circuitos local.
Apesar de levar algum tempo, esteja certo de que no final das contas todas as redes de comunicação de circuitos atuais serão trocadas por tecnologia de comutação de pacotes (veremos mais sobre comutação de pacotes e circuitos mais adiante). A telefonia IP faz sentido em termos de economia e condições de infra-estrutura. Mais e mais empresas estão instalando sistemas VoIP e a tecnologia continuará a crescer em popularidade à medida que entra em nossas casas. Talvez os maiores atrativos da VoIP para usuários domésticos sejam preço e flexibilidade.
Com o VoIP, você pode fazer uma ligação de qualquer lugar com conectividade banda larga. Quando os telefones IP ou ATAs transmitem suas informações pela internet, podem ser administrados pelo provedor em qualquer lugar onde haja uma conexão. Então, profissionais podem levar seus telefones ou ATAs em viagens e sempre ter acesso a suas casas. Outra alternativa é o softphone. Um softphone é um software que carrega o serviço VoIP em um computador ou laptop. O Vonage softphone tem uma interface em sua tela que parece um telefone comum. Tendo um fone de ouvido com microfone, você pode fazer ligações de seu laptop de qualquer lugar onde haja conexão banda larga no mundo.
A maioria das empresas VoIP estão oferecendo planos por minuto estruturados como contas de celular por US$ 30 por mês. Por outro lado, algumas oferecem planos ilimitados por US$ 79. Com a eliminação dos custos não regulamentados e as vantagens gratuitas incluídas, estes planos podem ser uma grande economia.
A maioria das empresas VoIP fornecem serviços que as companhias telefônicas normais cobram à parte quando adicionam ao seu plano de serviço. O VoIP inclui:
* identificação de chamadas (em inglês)
* chamada em espera
* transferência de chamada
* rediscagem
* retorno de chamada
* teleconferência
Há também opções de seleção de chamadas, disponíveis em algumas operadoras. Estes serviços usam a identificação de chamadas para permitir que você decida como as chamadas de um determinado número devem ser recebidas. Você pode:
* redirecionar uma chamada para um número determinado;
* enviar a chamada direto para seu correio de voz;
* dar sinal de ocupado;
* tocar uma mensagem de "fora de serviço";
* enviar a chamada para uma linha de rejeição de chamadas.
Com muitos serviços VoIP, você também pode checar sua caixa de voz via web ou anexar mensagens a um e-mail que é enviado para seu computador ou laptop. Nem todos os serviços VoIP oferecem todas as características acima. Os preços e serviços variam, então, se estiver interessado, o melhor é fazer uma pesquisa.
Agora que demos uma olhada geral no VoIP, detalharemos o funcionamento dos componentes que fazem parte do sistema. Para entender como o VoIP funciona e descobrir por que é considerado um aprimoramento do sistema de telefonia tradicional, é importante entender antes como funciona um sistema de telefonia tradicional.
Sistema de telefonia padrão x sistema VoIP
Comutação de Circuitos
Os sistemas de telefonia existentes são controlados por um método de conectar ligações muito confiável --mas de certa forma ineficiente-- conhecido como comutação de circuitos.
A comutação de circuitos é um conceito muito básico que tem sido usado pelas redes telefônicas há mais de 100 anos. Quando uma chamada é feita entre duas partes, a conexão é mantida durante todo o tempo da ligação. Como você está conectando dois pontos em ambas as direções, a conexão é chamada de circuito. Esta é a base da Rede Comutada de Telefonia Pública.
http://static.hsw.com.br/flash/ip-telephony-circuit.swf
Clique para ver como funciona a comutação de circuitos
Veja como funciona uma ligação telefônica padrão:
1. Você pega o receptor e ouve o sinal de discagem, sinal de que existe uma conexão com o seu provedor de telefonia.
2. Você disca o número da pessoa com quem quer falar.
3. A chamada é direcionada através do comutador do seu operador local para a parte que você está ligando.
4. Uma conexão é estabelecida entre o seu telefone e a linha da outra parte usando vários comutadores interconectados pelo caminho.
5. O telefone na outra ponta toca e alguém atende a ligação.
6. A conexão abre o circuito.
7. Você fala por um tempo e então desliga.
8. Ao desligar, o circuito é fechado, liberando sua linha e todas as linhas intermediárias.
Vamos dizer que a ligação dure 10 minutos. Durante esse tempo, o circuito fica continuamente aberto entre os dois telefones. Nos primeiros sistemas telefônicos, até 1960 ou mais, todas as ligações precisavam ter um cabo ligando uma ponta da ligação à outra durante todo o tempo. Então, para fazer uma ligação de Nova Iorque para Los Angeles, os comutadores entre Nova Iorque e Los Angeles conectariam pedaços de fio de cobre por todo o território americano. Você usaria toda essa fiação somente para a sua ligação durante 10 minutos. O preço da ligação era muito alto, porque na verdade você alugava 5 mil km de fios de cobre por 10 minutos.
As conversas telefônicas nas redes de telefonia tradicional atualmente são muito mais eficientes e custam muito mais barato. A sua voz é digitalizada, e junto com milhares de outras vozes pode ser combinada em um único cabo de fibra óptica existente na maior parte do caminho (ainda há um pedaço de fio de cobre indo para dentro da sua casa). Estas ligações são transmitidas em uma velocidade fixa de 64 kilobits por segundo (Kbp/s) em cada direção, para uma velocidade total de transmissão de 128 Kbp/s. Como há 8 kilobits (Kb) em 1 kilobyte (KB), vira uma transmissão de 16 KB por segundo que o circuito fica aberto, e 960 KB a cada minuto. Então, em uma conversa de 10 minutos, a transmissão total é de 9.600 KB, o que é praticamente a mesma coisa que 10 megabytes (veja Como funcionam os bits e bytes para saber mais sobre estas conversões). Em uma ligação telefônica normal, grande parte destes dados transmitidos são perdidos.
Enquanto você fala, a outra parte fica ouvindo, o que significa que somente metade da conexão está em uso em qualquer momento. Baseados nisso, para obtermos maior eficiência, vamos supor que poderíamos cortar o arquivo pela metade, para aproximadamente 4,7 MB. E ainda, a maior parte do tempo na maioria das conversas é de silêncio, por vários segundos nenhuma das partes está falando. Se pudéssemos remover esses intervalos de silêncio, o arquivo seria ainda menor. Então, ao invés de enviar um fluxo contínuo de bytes (silenciosos e ruidosos), que tal se mandássemos apenas os pacotes de informação dos bytes com ruído quando eles fossem formados? Este é o princípio da rede de telefonia por comutação de pacotes e a alternativa para a comutação de circuito.
Comutação de Pacotes
As redes de dados não usam comutação de circuito. Sua conexão de internet seria muito mais lenta se mantivesse uma conexão constante com a página durante todo o tempo que é usada. Pelo contrário, as redes de dados simplesmente enviam e devolvem dados à medida em que você precisa deles. E ainda, ao invés de direcionar os dados por uma linha exclusiva, os pacotes de dados fluem por uma rede confusa entre milhares de caminhos possíveis. Isto é chamado comutação de pacotes.
Enquanto a comutação de circuitos mantém a conexão aberta e constante, a comutação de pacotes abre uma conexão breve, porém longa o suficiente para enviar um pequeno bloco de dados, chamado pacote de informações de um sistema para o outro. Funciona assim:
* o computador que envia divide os dados em pequenos pacotes de informações, com um endereço em cada um dizendo aos dispositivos da rede para onde enviá-los;
* dentro de cada pacote existe uma carga útil. A carga útil é um pedaço do e-mail, um arquivo de música ou qualquer tipo de arquivo que estiver sendo transmitido dentro do pacote de informações;
* o computador de origem envia o pacote para um roteador próximo e esquece dele. O roteador envia o pacote para outro roteador que esteja mais perto do computador de destino. Aquele roteador envia o pacote para outro, mais perto ainda, e assim por diante;
* quando o computador de destino finalmente recebe os pacotes de informações (que podem ter tomado caminhos completamente diferentes para chegar lá), usa as instruções contidas nos pacotes para reorganizar os dados aos seus estados originais.
A comutação de pacotes é muito eficiente, pois permite que a rede de dados direcione os pacotes para as linhas menos congestionadas e mais baratas. Também libera os dois computadores em comunicação um com o outro de maneira que também possam aceitar comunicação de outros computadores.
Prós e contras
Vantagens
A tecnologia VoIP usa as habilidades da comutação de pacotes da internet para oferecer serviços telefônicos. O VoIP tem muitas vantagens sobre a comutação de circuitos. Por exemplo, a comutação de pacotes permite que várias ligações telefônicas ocupem o mesmo espaço ocupado por somente uma na comutação de circuitos. Usando a rede comutada de telefonia pública, aquela ligação de 10 minutos de que falávamos antes consumia 10 minutos de transmissão à taxa de 128 Kbp/s. Com VoIP, a mesma ligação poderia ter ocupado somente 3,5 minutos de tempo de transmissão a 64 Kbp/s, deixando outros 64 Kbp/s livres pelos 3,5 minutos, mais um adicional de 128 Kbp/s pelos 6,5 minutos restantes. Com base nesta simples estimativa, outras três ou quatro chamadas poderiam caber facilmente no espaço previamente usado por uma única ligação no sistema convencional. Esse exemplo nem mesmo considera a possibilidade de compressão de dados, que reduz ainda mais o tamanho de cada ligação.
Vamos considerar que você e seu amigo usam o serviço de um provedor VoIP. Ambos têm telefones analógicos conectados a ATAs fornecidos pelo provedor. Vamos dar mais uma olhada naquela ligação telefônica, mas desta vez usando VoIP em uma rede de comutação de pacotes:
http://static.hsw.com.br/flash/ip-telephony-packet.swf
Clique para ver como a comutação de pacotes funciona
1. Você pega o receptor, que envia um sinal para o ATA.
2. O ATA recebe o sinal e envia um sinal de discagem, sabendo com isto que tem uma conexão com a internet.
3. Você disca o número do telefone desejado e os tons são convertidos pelo ATA em dados digitais que são armazenados temporariamente.
Vocabulário VoIP
O processador de chamadas central é um hardware que usa um programa de mapeamento de banco de dados especializado chamado softswitch . Veja a seção "Softswitches" para saber mais.
4. Os dados do número telefônico são enviados na forma de uma solicitação para o processador de chamadas da sua empresa VoIP, que verifica os dados para certificar-se de que estão em um formato válido.
5. O processador de chamadas determina para onde mapear o número telefônico; ao ser mapeado, o número é traduzido como um endereço IP (saiba mais sobre isso mais tarde). O softswitch conecta os dois aparelhos nos dois lados da chamada. No outro lado, um sinal é enviado para o ATA do seu amigo, pedindo para que ele mande o telefone conectado tocar.
6. Assim que seu amigo atender o telefone, uma sessão é estabelecida entre o seu computador e o computador do seu amigo. Isto significa que cada sistema sabe que deve esperar pacotes de dados do outro sistema. No meio disso tudo, a infra-estrutura da internet lida com a chamada como se fosse um e-mail ou um site. Cada sistema deve usar o mesmo protocolo para se comunicar. Os sistemas implementam dois canais, um para cada direção, como parte da sessão.
7. Você fala por um período de tempo. Durante a conversa, os sistemas transmitem pacotes para frente e para trás quando há dados a serem enviados. Os ATAs em cada lado traduzem esses pacotes à medida em que são recebidos e os converte no sinal analógico de áudio que você ouve. Seu ATA também mantém o circuito entre ele e o telefone analógico aberto enquanto troca pacotes de informação com o hospedeiro IP do outro lado da linha.
8. Você termina de falar e desliga.
9. Ao desligar, o circuito entre o ATA e o telefone é fechado.
10. O ATA envia uma sinal para o Softswitch que está conectando à chamada, terminando a sessão. Provavelmente uma das maiores vantagens da comutação de pacotes é que as redes de dados já entendem a tecnologia. Quando a migração de sistema ocorrer, as redes telefônicas imediatamente poderão se comunicar da mesma maneira que os computadores fazem.
Ainda vai levar pelo menos uma década até que as empresas de comunicação possam mudar completamente para o VoIP. Como em todas as tecnologias emergentes, existem certas dificuldades que ainda precisam ser superadas.
Dificuldades
A atual Rede Comutada de Telefonia Pública é um sistema robusto e bastante seguro para fazer ligações telefônicas. Os telefones simplesmente funcionam, e nós dependemos deles. Por outro lado, computadores, e-mail e outros aplicativos relacionados ainda são um pouco estranhos. Vamos admitir: poucas pessoas entram em pânico se seu e-mail ficar fora do ar por 30 minutos. Isso é esperado de vez em quando. Porém, meia hora sem um sinal de discagem pode facilmente fazer muitas pessoas entrarem em pânico. Tudo o que pode faltar em eficiência na rede comutada de telefonia pública é compensado por sua confiabilidade. Mas a rede de dados da internet é muito mais complexa e tem uma margem de erros muito maior. Isso tudo leva ao maior problema do sistema VoIP: confiabilidade.
* Antes de tudo, o VoIP depende de energia elétrica - os telefones atuais funcionam com energia fantasma fornecida por uma linha a partir da central telefônica. Mesmo se a energia elétrica acabe, seu telefone (a não ser que seja sem fio) continua funcionando. Com o VoIP, falta de energia elétrica significa sem telefone. Uma fonte de energia estável ainda precisa ser criada para o VoIP.
* Outra coisa a ser considerada é que muitos outros sistemas em sua casa podem ser integrados à sua linha telefônica - gravadores de vídeo digital, assinatura digital de serviços de TV a cabo e sistemas de seguranças usam uma linha telefônica padrão para funcionar. Atualmente, não há como integrar esses produtos ao VoIP. As empresas envolvidas, em breve, terão que trabalhar juntas para resolver esse problema.
* Chamadas de emergência também são um desafio com o VoIP - como dito antes, o VoIP usa números telefônicos endereçados por IP, não NANP (plano de numeração norte-americano). Não é possível associar uma localização geográfica com um endereço IP. Desta maneira, se a pessoa que liga não puder dizer à telefonista onde está, não é possível saber para qual central telefônica direcionar a ligação e qual Serviço Médico de Emergência deve ser acionado. Para resolver isso, provavelmente a informação geográfica possa de alguma forma ser integrada aos pacotes de informações.
Testando, testando...
Pensando se sua conexão banda larga suporta serviço VoIP? Um Brix Network oferece um maneira de testar sua conexão de internet (em inglês) para ver se ela funciona bem.
* Como uma conexão de internet, o VoIP é suscetível a todos os problemas normalmente associados aos serviços de banda larga - todos esses fatores afetarão a qualidade da chamada:
o demora para carregar os dados;
o Jitter (medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados);
o perda de pacotes.
As ligações podem ser corrompidas, distorcidas ou perdidas por causa de erros de transmissão. É preciso garantir um pouco de estabilidade na transmissão de dados pela internet antes que o VoIP possa substituir verdadeiramente os telefones tradicionais.
* Apesar de ser muito raro, o VoIP é suscetível a vírus e acessos ilegais, portanto os criadores do VoIP estão trabalhando para fazer sua encriptação e resolver isto.
* Outro problema relacionado ao VoIP é ter o sistema telefônico dependente de computadores de várias especificações e potências. Uma chamada pode ser afetada por sobrecarga do sistema. Vamos supor que você esteja conversando usando seu softphone (programas utilizados no sistema VoIP, que simulam aparelhos de telefones reais) e decide abrir um programa que sobrecarregue seu processador. A perda de qualidade vai aparecer imediatamente. Na pior das hipóteses, o sistema pode cair no meio de uma ligação importante. No VoIP, todas as ligações ficam sujeitas às limitações dos problemas normais dos computadores.
Um dos problemas que já foi resolvido há algum tempo atrás foi a conversão do sinal de áudio que seu telefone recebe nos pacotes de dados. Como será que o áudio analógico é transformado em pacotes para transmissão VoIP? A resposta é codecs.
Codecs, softswitches e protocolos
Codecs
Um codec, ou codificador-decodificador, converte sinais de áudio para uma forma digital compactada para transmissão e depois para um sinal de áudio descompactado para retorno. Essa é a essência do VoIP. A conversão digital-analógica é vista em CD players, telefones celulares e até consoles de vídeo game.
Os codecs fazem a conversão por amostragem do sinal de áudio milhares de vezes por segundo. Por exemplo, um codec G.711 tira amostras do áudio 64 mil vezes por segundo. Ele converte cada pedacinho da amostra em dados digitalizados e comprime para transmissão. Quando as 64 mil amostras são reunidas, os pedaços de áudio que são perdidos entre cada tomada de amostra são tão pequenos que, ao ouvido humano, soam como um segundo contínuo de áudio digital. Há velocidades diferentes de amostragem em VoIP dependendo do codec em uso:
* 64 mil vezes por segundo
* 32 mil vezes por segundo
* 8 mil vezes por segundo
Um codec G.729A tem a velocidade de amostragem de 8 mil vezes por segundo e é o codec mais usado em VoIP. É um equilíbrio entre qualidade de áudio e eficiência de banda larga.
Os codecs operam usando algoritmos avançados que ajudam a amostrar, selecionar, comprimir e montar os pacotes de dados de áudio. O algoritmo CS-ACELP (CS-ACELP = predição linear por excitação com código algébrico) é um dos algoritmos mais predominantes em VoIP. O CS-ACELP ajuda a organizar e aperfeiçoar a banda larga disponível. Annex B é um aspecto do CS-ACELP que cria a regra de transmissão, que basicamente é "se ninguém está falando, não envie dado algum". Como vimos antes, a eficiência gerada por esta regra é um dos motivos pelos quais a comutação de pacotes é superior à comutação de circuitos. O Annex B no algoritmo CS-ACELP é o responsável por este aspecto da ligação VoIP.
Então o codec trabalha com o algoritmo para converter e classificar tudo, mas nada disso interessa se não souber para onde enviar os dados. Em VoIP, essa tarefa é feita pelos softswitches.
Softswitches
E.164 é o nome dado ao padrão para o NANP, plano de numeração norte-americano (em inglês). Simplificando, é o sistema de numeração que as redes telefônicas usam para saber para onde direcionar uma ligação com base nos números teclados no aparelho telefônico. Desta maneira, um número de telefone é como um endereço:
(313) 555-1212
313 = Estado
555 = Cidade
1212 = Endereço
Em nosso exemplo, os switches sabem que devem usar "313" para direcionar a ligação para a região estipulada pelo código de área. O prefixo "555" envia a ligação para uma central telefônica e a rede direciona a chamada usando os quatro últimos dígitos, que estão associados a uma localidade específica. Com base nesse sistema, não importa onde você esteja, a combinação de números "(313) 555" coloca você sempre na mesma central, que tem o switch que sabe qual telefone está associado com "1212".
O desafio do VoIP é que as redes com base IP não lêem números telefônicos em NANP. Elas precisam de endereços IP, que são assim:
192.158.10.7
Endereços IP correspondem a um lugar específico na rede. Pode ser um computador, um roteador, um switch, uma porta de comunicação ou, neste caso, um telefone. Para piorar, endereços IP nem sempre são estáticos. Eles são determinados por um servidor DHCP na rede de dados e geralmente mudam a cada nova conexão. Então, o desafio para o VoIP é descobrir uma maneira de traduzir números NANP para endereços IP e então descobrir o endereço IP atual do número pedido. Esse é o processo de mapeamento falado antes, que é feito por um processador na central telefônica usando um softswitch.
Mapeamento IP
O processador da central telefônica é um hardware que usa um programa de mapeamento de banco de dados especializado chamado softswitch. Pense no usuário e no telefone ou computador associado a este usuário como um pacote - homem e máquina. Esse pacote é chamado endpoint. O softswitch conecta endpoints.
Os softswitches sabem:
* onde o endpoint está na rede;
* que número de telefone está associado a este endpoint;
* o endereço IP atualmente associado a este endpoint.
Então, quando uma chamada é feita usando VoIP, um pedido é enviado ao Softswitch perguntando qual endpoint está associado com o número discado e qual é o endereço IP atual deste endpoint. O Softswitch contém um banco de dados de usuários e números telefônicos. Se ele não tem a informação que precisa, envia o pedido para outros softswitches até descobrir um que atenda o pedido. Assim que acha o usuário, localiza o endereço IP associado ao usuário dentro de uma série de pedidos semelhantes. Ele envia de volta todas as informações relevantes para o softphone ou IP phone, permitindo a troca de dados entre os dois endpoints.
Softswitches trabalham em conjunto com os chips de dados da rede para possibilitar o uso da VoIP. Para todos esses chips trabalharem juntos, eles precisam de algum tipo de comunicação. Esta comunicação é um dos aspectos mais importantes que precisam ser aprimorados para o VoIP realmente decolar. Atualmente, há três protocolos usados para esta comunicação. Na próxima seção veremos mais sobre eles.
Protocolos
Como vimos, em cada ponta de uma chamada VoIP podemos ter qualquer combinação entre telefone analógico, soft ou IP atuando como uma interface de usuário, ATAs ou software do cliente trabalhando com um codec para fazer a conversão digital para analógico, e soft switches mapeando as chamadas. Mas como você consegue fazer todas estas peças de hardware e software se comunicarem de maneira eficiente? A resposta está nos protocolos.
Há vários protocolos sendo usados atualmente para VoIP. Estes protocolos definem os caminhos pelos quais chips como os codecs conectam-se um com o outro e com a rede usando o VoIP. Eles também incluem especificações para codecs de áudio. O protocolo mais usado é o H.323, um padrão criado pela ITU, International Telecommunication Union (em inglês). O H.323 é um protocolo abrangente e muito complexo que foi originalmente feito para vídeo conferências. Ele fornece especificações para vídeo conferências, compartilhamento de dados ou aplicativos de voz como o VoIP, de maneira interativa e em tempo real. Na verdade, o H.323 é conjunto de protocolos que incorporam muitos protocolos individuais que foram desenvolvidos para usos específicos.

Como você pode ver, o H.323 é uma grande coleção de protocolos e especificações. É por isso que ele é usado para tantos aplicativos diferentes. O problema com o H.323 é que ele não foi desenvolvido especialmente para o VoIP.
Uma alternativa ao H.323 apareceu com o desenvolvimento do SIP, Protocolo de Iniciação de Sessão (em inglês). O SIP é um protocolo muito mais moderno, desenvolvido especialmente para aplicativos VoIP. Menor e mais eficiente que o H.323, o SIP tem mais vantagens que os outros protocolos existentes para lidar com certas partes do processo. MGCP, Media Gateway Control Protocol (em inglês) é um terceiro protocolo comumente usado com VoIP que evidencia o controle do endpoint. O MGCP é adequado a funções como a chamada em espera. Você pode saber mais sobre a estrutura destes protocolos em Protocols.com: Voice Over IP (em inglês).
Um dos desafios do uso mundial do VoIP é que estes três protocolos nem sempre são compatíveis. As chamadas VoIP entre as diferentes redes podem ter problemas inesperados se houver conflito de protocolos. Como o VoIP é uma tecnologia relativamente nova, esse problema de incompatibilidade continuará sendo problema até que os governos criem um protocolo padrão universal para VoIP.
O maior problema do VoIP é que atualmente não existem padrões predominantes. Isto inclui hardware, protocolos e virtualmente cada aspecto do sistema. No final, o VoIP é um grande avanço do sistema de telefonia atual em termos de eficiência, custo e flexibilidade. Como qualquer tecnologia emergente, alguns desafios precisam ser vencidos, mas está claro que sua tecnologia será aprimorada a cada dia até que, futuramente, substitua o sistema de telefonia atual.
Fonte : HowStuffWorks Brasil
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