PABX é um equipamento de acesso e comutação, ou seja, uma mini-central telefônica automatizada podendo
apresentar diversas funções a mais a serem exploradas. Devido ao crescente número de funções
extras, os PABXs são comumente mal configurados, pois poucas pessoas não tem o devido cuidado de
ler o manual o que facilita o trabalho de acesso e penetração ao dispositivo.
Para encontrar um PABX devemos procurar nas empresas médias e grandes, pois usam este PABX pela
economia com a utilização de ramais, estes sendo facilmente encontrado e normalmente usado acesso
interno o que o torna possivelmente mal configurado. Depois devemos procurar saber qual o horário de
funcionamento da empresa, pois precisamos usar a linha, porém a linha deve estar disponível a qualquer
hora do experiente isso deve-se procurar um horário que ninguém ou quase ninguém esteja lá.
O PABX é usado da seguinte maneira:
Costuma-se discar para o PABX, esperar a mensagem/bip, digitar o ramal e esperar o destinatário
atender. Agora é a hora da verdade ou seja decidir qual o melhor método a ser utilizado.
1 – Pelo fato de muitos PABX terem acesso remoto, isto é uma grande porta então depois do bip, ao
invés de digitar o PABX, disque a seqüência para entrar em modo de controle.
IMPORTANTE: dependendo da marca/modelo do PABX é comum a senha ser:
SENHA+! ou !+SENHA, onde! é 9, * ou #. Sendo a senha normalmente de 4 dígitos, não se leva muito
tempo para descobrir-la(recomendo usar programar específicos para ataques de forca-bruta no PABX
ou escrever um script que envie padrões numéricos em formato DTMF para o modem).
2 - Acesse o centro de atendimento (normalmente ramal 0 ou espere alguns segundos para ser redirecionado)
e peça para redirecionarem sua chamada para um ramal x e de lá novamente para outro ramal
y, e assim sucessivamente até que depois de sucessivas transferências a origem da ligação acaba se
perdendo, e ao pedir para voltar ao centro de atendimento, sua ligação será tratada como originada
de um dos ramais internos assim podendo se usar o sistema de telefonista interno.
3 - Acesse o correio de voz da empresa que faz parte do PABX interno (o bom é que esse tronco é geralmente
acessado de fora por um 0800) e mediante senha, é possível acessar funções internas do PABX,
inclusive entrar em um tronco livre e discar pra fora.
0 comentários:
Postar um comentário